NÚCLEO ARTE E CULTURA AFROBRASILEIRA

O Núcleo de Arte e Cultura prevê para o próximo ano um Curso de Teatro Musical Negro, que será gratuito e voltado para a formação de artistas negras e negros com preparo para este competitivo mercado, com aulas de Canto, Dança, Interpretação, Dramaturgia, História da África e muito mais. E para começar, temos a previsão de três espetáculos musicais, com textos de Carolina Maria de Jesus, Abdias Nascimento e Conceição Evaristo.

COORDENADOR: JO SANTANA

 

NÚCLEO ESTUDOS E PESQUISAS EM DIREITO, POLITICA E LEGISLAÇÃO ANTIRACISTA

As atuais conjunturas da sociedade em que vivemos demonstram diariamente desrespeito e preconceito crescendo todos os dias e com a comunidade negra ainda mais. Precisamos construir politicas e legislações que assegure o direito do negro. O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito, Politica e Legislação Antirracista tem o objetivo de trazer para o meio acadêmico a disponibilização de um espaço de estudo e pesquisa com o intuito de elaboração de ações afirmativas que possam contribuir com uma sociedade mais justa.

COORDENADOR: PROFESSOR CARLOS ELIAS

 

NÚCLEOS DE ESTUDOS E PESQUISA EM EMPREGO TRABALHO E DIVERSIDADE RACIAL CORPORATIVA

O Núcleo estudos e Pesquisas em emprego, trabalho e diversidade racial coorporativa, estuda a presença de Negros em cargos de Gestão e também com menor remuneração no mercado de trabalho, para que possamos identificar qual a causa de um número tão reduzido de negros em cargos mais elevados e o quanto sobe o número de negros em cargos de menor influência ou remuneração.

O IBGE revela que mercado de trabalho ainda coloca obstáculos para a população negra e o data Zumbi não quer apenas confirmar esta dado, mas sim ter elementos para se descobrir a causa de tal situação.

COORDENADORA: SIMONE BIANCHI

 

NÚCLEO DE ESTUDOS EM MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E MOBILIDADE URBANA

Pensar no meio ambiente como o meio que se está inserido e a necessidade de segurança pública e privada como um patrimônio a ser zelado e um benefício de poucos. O Núcleo de estudos e pesquisas em Meio Ambiente, Segurança e mobilidade urbana, quer pesquisa as condições de moradia, segurança e deslocamento da famílias negras, com o intuito de mapear e propor ações afirmativas pública e privada que melhorem as condições de vida do cidadão.

COORDENADOR: PROFESSOR FERNANDO CAPANO

 

NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MIDIA E ESTÉTICA

O que explica a baixa representatividade de negros na mídia? Os programas de TV, novelas, filmes e até imprensa televisiva, ainda apresentam, as pessoas negras e pardas em papéis de empregados e sem o menor impacto social.

Apesar do negro compor 54% da população brasileira, ainda é minoria em espaços nobres e consagrados e mesmo este pouco, não tem visibilidade na mídia.

O Núcleo também irá discutir a construção estética do homem negro e sua ressignificação par ao empoderamento negro.

COORDENADOR: CARLOS ALBERTO XAVIER

 

AGÊNCIA INSTITUTO DE PESQUISAS DATAZUMBI

Racismo, xenofobia e intolerância são problemas predominantes em todas as sociedades. Todos e cada um de nós pode desempenhar um papel para agravar ou romper com o preconceito racial e as atitudes de intolerância.

Assim a Agência Instituto de Pesquisa DATAZUMBI, nasce com este propósito, recolher dados e informações pertinentes para monitorar e servir como ferramenta de acompanhamento para as ações afirmativas públicas e privadas.

COORDENADOR: PROFESSOR DOUTOR VALDIR MARTINS