Diretor do CNPq avalia positivamente a parceria entre Conselho e Universidade

Durante sua apresentação na abertura do evento, o Diretor do CNPq, Guilherme Sales de Melo, avaliou positivamente o esforço dos alunos do programa de Iniciação Científica. Participando desde o início do processo de fechamento do Acordo de Cooperação entre o CNPq e a Zumbi, em 2012, o Diretor e Professor universitário parabenizou o esforço e iniciativa de alunos e professores na busca pelo conhecimento científico contínuo.

Dr. Guilherme Melo afirmou que “os alunos da Zumbi causaram impacto positivo nas estatísticas que eram negativas em relação a quantidade de pesquisadores negros nas universidades”. Para estimular a continuidade do programa de bolsas, sugeriu criar premiações aos melhores trabalhos. “Esses prêmios servem de estímulo aos outros alunos para o aumento na participação no Programa de Bolsas de Iniciação Científica”.

Como o CNPq auxilia as pesquisas nas Universidades?

Procurando esclarecer o maior número de dúvidas possível sobre o CNPq, Guilherme Melo explicou que o Conselho está muito preocupado com as questões tecnológicas porque o Brasil atualmente não está numa posição confortável quando comparado a outros países no mundo. Mas, com a intervenção de José Vicente, o Programa Abdias do Nascimento vem buscando apoiar outras iniciativas nas áreas humanas.

Explica que em diversos lugares do mundo, a universidade é o berço das soluções para os mais diversos problemas. “No Brasil, por falta de verba destinada a pesquisa, não há a cultura da produção de bens que sejam criados nas universidades. Temos um programa específico, hoje, que auxilia mestres a desenvolver projetos dentro de empresas. Mas, a demanda solicitada é muito maior que a aprovada”, explicou o Diretor.

Encerrando sua apresentação, Guilherme Melo frisou a abertura constante de editais no site do CNPq para participação em diversos projetos e orientou a todos os alunos e professores a manterem seus currículos lattes atualizados. “A Ciência brasileira está pronta para atender as demandas das necessidades brasileiras”, finalizou.

realizacao logo

 

Observatório da População Negra • © Todos os direitos reservados
How to get Coral Bonus full info