Cotidiano Notícias

Importante parceria entre o CNJ e Universidade Zumbi dos Palmares validam cotas no Judiciário

A Universidade Zumbi dos Palmares e o Conselho Nacional de Justiça realizaram parceria, para monitorar e avaliar cotas para negros no Judiciário

A Faculdade Zumbi dos Palmares e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  reforçaram a parceria, no último dia 23/3, para a realização de estudos e pesquisas que permitam avaliar a implantação das cotas raciais no Judiciário. 

A ação fez parte do desdobramento da cooperação técnica, firmada em novembro passado, permitindo que a Universidade atue também para identificar o cumprimento da nova decisão do CNJ de implantar políticas afirmativas nos concursos públicos para cartórios.

O reitor da Faculdade Zumbi do Palmares, José Vicente, ressaltou a relevância do momento. “Com essa medida, sem dúvida alguma, a gente cumpre um ritual de seguir adiante e de manter acessa a chama, principalmente, aos homens e mulheres negros que estão nos bancos das universidades, aguardando que o espaço público e privado possa recebe-los.”

O presidente do CNJ,  ministro Luiz Fux, destacou sobre a necessidade de controle de políticas em prol da igualdade racial, por ocasião da formalização, feita na abertura da reunião do Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário. “Esse termo de cooperação técnica tem exatamente como escopo o controle dessas políticas públicas adotadas pelo Observatório. Temos essa preocupação que as discussões não sejam meras divagações acadêmicas, mas temos que entregar os compromissos assumidos.”

Veja a assinatura do termo aqui

Leave a Comment

Your email address will not be published.

You may also like

Read More